Enquanto não é incomum que grandes lançamentos sejam alvo de duras críticas do público, Call of Duty: Blacks Ops 7 vai ficar marcado na história da série por motivos que a Treyarch provavelmente não esperava. Desde que foi liberado no dia 14 de novembro, o game registra a pior média de notas de toda a franquia entre os usuários do Metacritic.
Enquanto no PC o game conquistou uma média de 83 pontos entre os 18 reviews computados até o momento, entre os jogadores a nota do game cai para 1.9. Isso é resultado de várias reclamações dedicadas à campanha do título, que chamou a atenção por não permitir que os jogadores pausem em nenhum momento.
No entanto, essas não são as únicas críticas direcionadas a Call of Duty: Black Ops 7. Muitos reviews dos jogadores afirmam que o gameplay do multiplayer não tem peso e que, ao misturar muitos elementos, o título perdeu sua identidade. Também há reclamações sobre o matchmaking, que coloca nas mesmas partidas pessoas com nível 1 e nível 50, criando um evidente desequilíbrio.
Call of Duty: Black Ops 7 também desagrada no Steam
Outro ponto que tem dado fôlego às reclamações do público é o uso evidente de artes desenvolvidas com inteligência artificial generativa nos cartões do game. Muitos jogadores têm apontado que isso denota o quanto a Activision está sendo “preguiçosa” em seus títulos, especialmente para uma empresa que tem dinheiro suficiente para contratar os melhores artistas do mercado.

“Todo ano eu decido comprar Call of Duty com a esperança de realmente gosta do game, oferecendo um review real baseado em minha experiência. Essa é a primeira vez que eu não tenho nada positivo a dizer sobre o jogo”, afirmou um dos reviews publicados por usuários no Metacritic.
A onda de críticas a Call of Duty: Black Ops 7 se reflete em sua avaliação no Steam, loja no qual ele tem somente 42% de aprovação. Na plataforma, muitos reclamam da campanha e do multiplayer, afirmando que o uso de IA generativa também parece ter se refletido em elementos que parecem meras colagens de elementos de capítulos anteriores.
Jogadores estão dando preferência a concorrentes
Ao menos dessa vez, as críticas intensas do público a Call of Duty: Black Ops 7 também estão se refletindo em sua quantidade de jogadores. Segundo dados do SteamDB, o título mais recente atraiu um pico máximo de 100 mil jogadores simultâneos no PC desde sua estreia.

Assim, o título está muito atrás de Battlefield 6, que registrou um total de 299.135 jogadores simultâneos nas últimas 24 horas. Ambos ficam atrás do fenômeno de extração Arc Raiders — com um pico de 481.966 jogadores —, mostrando que não basta uma marca ter um nome reconhecido para ser imediatamente popular.
Enquanto a Activision Blizzard deixa evidente o uso de inteligência artificial generativa na página de seu game no Steam, a maneira evidente como isso acontece contrastou com a expectativa do público que pagou caro pelo jogo. Embora Arc Raiders também use a tecnologia, as soluções adotadas pelo título fizeram com que ele não fosse alvo de reclamações tão vocais de sua comunidade.
Fonte: Eurogamer, Metacritic, SteamDB



