No final da semana passada, a Rockstar Games, responsável pela série GTA, demitiu dezenas de funcionários. Enquanto eles afirmam que a empresa fez isso na tentativa de barrar a criação de um sindicato, a desenvolvedora atribuiu a decisão à “má conduta” dos profissionais — que agora acusa de terem vazado informações sigilosas.
Em um comunicado enviado à Bloomberg, um porta-voz da empresa afirmou que as cerca de 30 a 40 pessoas demitidas estavam discutindo abertamente alguns de seus segredos comerciais. Eles estariam sendo expostos em fóruns públicos, que inclusive poderiam ser acessados por pessoas de fora da empresa.
Rockstar: not only making history in terms of profits, but in enacting the most brazen act of union busting the games industry has ever seen. https://t.co/D5F40jMywZ
— IWGB (@IWGBunion) October 31, 2025
“Isso de nenhuma forma está ligado ao direito das pessoas de se juntarem a um sindicato ou se engajar nas atividades deles”, afirmou a criadora de GTA. No entanto, ela não entrou em maiores detalhes sobre quais tipos de conteúdos foram vazados, ou se vai tomar ações legais como consequência disso.
Desenvolvedores de GTA discutiam sindicato em grupo do Discord
Dada a maneira como a Rockstar Games se pronunciou sobre o caso, não há como saber ao certo qual tipo de material os funcionários demitidos estariam vazando. A falta de objetividade na explicação significa que as informações podem tanto envolver elementos do próximo GTA quanto detalhes sobre as estruturas organizacionais e pagamentos oferecidos pela empresa.

Esse segundo caso faria mais sentido, dado que os desenvolvedores afetados estavam reunidos em um grupo do Discord para falar sobre iniciativas de sindicalização. Assim, detalhes sobre valores oferecidos a profissionais, rotinas de trabalho e investimentos seriam essenciais para decidir um plano de organização.
Alex Marshall, presidente do sindicato Independent Worker’s Union of Great Britain, afirmou que a Rockstar Games está com medo de “trabalhadores dedicados exercendo de forma privada seus direitos para buscar um ambiente de trabalho mais justo e uma voz coletiva”.

“A gerência está demonstrando que não liga para os atrasos de GTA VI, e que está priorizando a destruição de sindicatos ao visar as pessoas que fazem o game”, continuou. Desde que foi alvo de um grande ataque hacker em 2022, a desenvolvedora tem aumentado suas medidas de segurança — chegando inclusive a abandonar muitas de suas políticas de trabalho remoto por conta disso.
Fonte: Bloomberg



