Com estreia programada para o dia 11 de setembro, Borderlands 4 pode ficar conhecido como mais um jogo “pesado” baseado na Unreal Engine 5. E, segundo Randy Pitchford, chefe do estúdio Gearbox Software, o título realmente não é para todos os PCs — especialmente aqueles que possuem hardwares mais antigos.
Em uma mensagem publicada no X, Pitchford afirmou que o jogo roda na qualidade média a 60 FPS dentro das especificações mínimas recomendadas. No entanto, ele afirma que questões como o uso de HDDs e SSDs, bem como de diferentes CPUs e GPUs, vão ter grande influência sobre o resultado obtido.
FWIW – I may be conflating “recommended” specs with “required” specs. 2k QA collaborating with our engineering team at Gearbox sets the standard and 2k QA reports indicate that they are able to achieve 60fps average with minimum spec PC on typically medium settings. Different PC…
— Randy Pitchford (@DuvalMagic) September 6, 2025
“Sim, o Patch de Dia 1 tem algumas melhorias-chave e otimizações. Eu só quero que todos sejam realistas sobre suas expectativas para o desempenho. Esse é um game AAA grande e aberto, e hardwares mais discretos e antigos podem não ter um desempenho tão bom quanto PCs modernos e de alto desempenho”, alertou.
Pitchford também afirma que está confiante de que sua equipe vai conseguir otimizar bem Borderlands 4, especialmente “dado o software que está sob o capo”. O chefe da Gearbox Software promete que o jogo vai estrear com diversas opções de configuração para que os jogadores possam encontrar a relação ideal entre visuais e desempenho.
Prévias mostram que Borderlands 4 pode estrear com problemas
A manifestação de Pitchford surgiu em resposta a uma prévia publicada pelo site Destructoid. Segundo o escritor Scott Duwe, seu tempo com Borderlands 4 ficou marcado por alguns problemas de desempenho, bem como por diversos congelamentos e alguns crashes para o desktop.

No entanto, ele afirma que estava jogando em uma máquina que, embora atendesse aos requisitos mínimos do game, não atendia seu patamar recomendado. Mesmo assim, chama a atenção os problemas de instabilidade encontrados em uma máquina formada por uma CPU Intel Core i7-12700K, uma GeForce RTX 3070 e 16 GB de RAM rodando o game a 1080p com qualidade baixa.
Borderlands 4 chega às lojas após um processo de divulgação que ficou marcado por algumas polêmicas, a maioria delas relacionada a Pitchford. Na época em que o preço do jogo ainda não havia sido definido, ele chegou a afirmar que “fãs de verdade” o comprariam, mesmo que ele custasse US$ 80.

O comandante da Gearbox também desagradou ao enfatizar o quanto o jogo vai ganhar DLCs (pagos) nos meses que vão seguir sua estreia. Além disso, ele afirmou que a sequência vai custar seu preço cheio durante um longo tempo antes de receber descontos ou chegar a serviços como o GamePass.
Fonte: PC Gamer