Em um comunicado publicado na última sexta-feira (15), Roblox anunciou que vai fazer uma grande mudança na maneira como lida com conteúdos produzidos pela comunidade. Uma das partes centrais da experiência, agora ela vai acompanhar uma série de restrições, especialmente no que diz respeito a criações feitas por menores de idade.
Anteriormente, qualquer pessoa com 13 anos ou mais podia publicar o que a empresa chama de “experiências sem classificação”, que eram liberadas sem grandes filtros. Com a mudança, essa opção vai ficar restrita somente a maiores de 17 anos de idade que comprovaram suas identidades.

Os criadores de Roblox também vão limitar a maneira como seus espaços sociais funcionam. Agora, aqueles que simulam bares, quartos ou banheiros também vão passar a ser limitados a maiores de 17 anos que passaram pelo processo de verificação. Para garantir que tudo funciona corretamente, a empresa prepara uma nova ferramenta que detecta automaticamente as cenas que violam suas regras.
Roblox tomou a decisão após processo
Os criadores de Roblox vão além em sua decisão, afirmando que vão tomar medidas mais drásticas contra aqueles que violarem suas regras. Servidores que não respeitarem as novas regras vão receber algumas notificações e, caso não façam mudanças, vão ser retirados do ar.

Embora eles possam voltar, isso só vai acontecer após seus criadores trabalharem junto com a empresa para garantir que eles respeitam as novas obrigações. A decisão é um resultado direto de um processo aberto pelo estado da Louisiana, nos Estados Unidos, que acusa a corporação de falhar em proteger seus usuários e jogadores das ações de predadores sexuais.
Em um comunicado à imprensa, a procuradora-geral Liz Murrill afirmou que Roblox tem protocolos de segurança fracos e que colocam em risco as crianças que moram no estado. Ela afirma que a plataforma permite o compartilhamento de conteúdos inadequados e a presença de predadores porque “prioriza o crescimento, receitas e lucros acima da proteção de crianças”.
Plataforma já se envolveu em várias polêmicas
As novas regras não são as primeiras medidas que Roblox toma para tentar responder a uma série de acusações de autoridades e pais preocupados. A plataforma, bastante popular entre crianças e jovens, tem sido alvo de acusações que afirmam que ela permite o aliciamento, rapto e abuso sexual de crianças.

Um dos casos mais famosos envolveu um maior de idade criador de experiências baseadas em Sonic the Hedgehog, que foi preso após manter relações com uma garota de 15 anos que conheceu através do game. Apesar da situação, os executivos que comandam a plataforma parecem acreditar que suas medidas de moderação são suficientes para evitar novos casos.
Em julho deste ano, o CEO David Baszucki foi além, afirmando acreditar que Roblox estava mais seguro e tinha o potencial de atender a várias gerações. Para ele, não vai ser incomum se, daqui há alguns anos, muitos jogadores antigos usarem o sistema como uma verdadeira central de namoros.