>>> Ex-chefe do PlayStation defende que preços de jogos devem aumentar a cada geração

Um dos responsáveis pelo lançamento bem-sucedido do PlayStation 4 (PS4), Shawn Layden tem uma opinião polêmica sobre o preço dos jogos. Para o ex-chefe da Sony Interactive Entertainment, faz sentido que eles aumentem conforme cada nova geração de consoles seja lançada.

Em uma entrevista à GamesIndustry, Layden argumentou que o preço cobrado por jogos em geral aumentou pouco nos últimos 20 anos. Segundo ele, isso não faz sentido diante de um momento de alta na inflação e da ampliação de equipes de desenvolvimento, o que tem ajudado a inflar custos de produção.

Ex-chefe do PlayStation defende que preços de jogos devem aumentar a cada geração
Foto: Divulgação/PlayStation

Eu acredito que é porque todos estão com medo”, afirmou o ex-chefe do PlayStation. “Ninguém quer ser o primeiro a aumentar esse preço, porque eles estão com medo de perder tráfego. Então o que você faz é começar a comer sua renda operacional, sua margem de lucro”, complementou.

Ex-chefe do PlayStation afirma que indústria colabora para a própria destruição

Segundo Layden, a diminuição das margens de lucro explica porque “há menos carros esportivos nos estacionamentos” de estúdios do que na época do primeiro PlayStation. Para ele, a indústria de games colabora para sua própria destruição ao acreditar que o importante é continuar crescendo, sem considerar os aumentos em custos de produção.

O ex-chefe do PlayStation também afirmou que a manutenção do mesmo valor básico é o motivo pelo qual muitos jogos Premium adotaram microtransações, passes de batalha e outros sistemas intrusivos. Ele também lista edições Deluxe como uma forma de a indústria aumentar seus custos ao oferecer extras com “custo quase zero” para ser feito.

Ex-chefe do PlayStation defende que preços de jogos devem aumentar a cada geração
Foto: Divulgação/PlayStation

No entanto, ele não menciona o fato de que, nas últimas duas décadas, a indústria dos games também tem visto o aumento da disparidade nos salários entre desenvolvedores e executivos. Assim, muitas das “margens de lucro reduzidas” também podem ser explicadas pelos altos valores pagos a executivos.

Na geração atual, a Nintendo passou a trabalhar com a marca de US$ 80 em alguns de seus títulos, como Mario Kart World. Embora a Microsoft tenha dado indícios de que faria o mesmo com The Outer Worlds 2, ela decidiu mudar de ideia e ainda não trabalha com uma data específica para fazer o reajuste de seus games.

Fonte: VGC

Compartilhe nas redes:

Clique no banner ou use nosso código centraltechgaming nas suas compras no InstantGaming

Siga nas Redes Sociais
JOGAMOS!

Quer ser parceiro ou ter seu jogo divulgado? Envie e-mail para: contato@centraltechgaming.com.br