Pouco mais de 7 anos após chegar ao catálogo do PlayStation 4 (PS4) e do Xbox One, PUBG: Battlegrounds está se preparando para se despedir dos dois consoles. Segundo a Krafton anunciou nesta quarta-feira (13), o suporte às duas plataformas vai ser descontinuado para que ela possa se focar na geração atual de consoles.
A companhia explica que as duas plataformas vão deixar de receber suporte oficial no dia 13 de novembro deste ano. “Essa mudança é um passo necessário para alinhar o Console PUBG com os consoles de geração atual”, justificou a desenvolvedora. Ela promete que isso vai resultar em uma experiência de jogo mais suave e que vai trabalhar melhor com updates futuros.

Após o fim do suporte ao PS4 e ao Xbox One, PUBG deve trazer “visuais aprimorados e taxas de quadros mais estáveis” no PS5 e no Xbox Series X|S. A Krafton também acredita que os problemas de memória, que se tornaram comum entre as versões antigas do game, também tendem a desaparecer.
Versões antigas de PUBG vão ser retiradas da loja
Segundo o comunicado emitido pela Krafton, após a data limite do dia 13 de novembro, as versões de PUBG para os consoles antigos vão deixar de funcionar. Além disso, a versão do jogo para PS4 disponível na PS Store vai ser removida, sobrando somente a feita para o PS5 — que terá que ser baixada por quem ainda não fez isso.
Já no Xbox, esse processo não será necessário, dado que a loja da Microsoft distribui os arquivos de forma mais inteligente. A empresa também garante que a transição para as plataformas atuais poderá ser feita sem problemas, visto que as contas usadas são as mesmas — e elas possuem todas as informações sobre os perfis já utilizados.

A companhia também compartilhou detalhes sobre a resolução e o desempenho que o jogo de tiro em primeira pessoa vai exibir em cada plataforma da geração atual:
- PS5 – 1440p @ 60 FPS;
- PS5 Pro – 2160p @ 60 FPS;
- Xbox Series S – 1080p @ 60 FPS/ 1440p @ 30 FPS;
- Xbox Series X – 2160p @ 60 FPS.
“As especificações suportadas para os consoles da geração atual foram determinadas através de avaliações técnicas extensivas e testes internos para garantir a experiência de gameplay mais estável e otimizada de PUBG nos consoles”, explicou a Krafton. A decisão da empresa segue uma tendência generalizada da indústria de games, que finalmente deve deixar os consoles lançados em 2013 de lado.
Fonte: Krafton