Lançado em 2009, Dragon Age: Origins até hoje é lembrado como um dos melhores trabalhos da BioWare, mas pode ser um pouco complicado jogá-lo em plataformas modernas. E muito disso se deve à própria Electronic Arts, que negou pedidos do estúdio para remasterizar ou até mesmo fazer um remake do RPG.
Quem afirma isso é o ex-produtor Mark Darrah, que foi um dos principais responsáveis pelo sucesso da franquia. Ele deixou o estúdio em 2020, após um período de 23 anos, no mesmo dia que Casey Hudson, conhecido como um dos criadores de Mass Effect, também se despediu da empresa.
Em uma entrevista ao YouTuber MrMattyPlays, Darrah afirmou que o único caminho que vê para Dragon Age no momento é o lançamento de uma trilogia remasterizada. Ele também explicou que a própria BioWare já tentou fazer isso no passado e queria relançar a série com o nome ‘Champions Trilogy’.
A ideia do produtor era vender a franquia como uma experiência que destacava os grandes heróis que atuavam como seus protagonistas. “Você tem o Herói de Ferelden, você tem o Campeão de Kirkwall, e então você tem o Inquisidor. Eu acredito que, como um primeiro passo, você pega esses três games, e talvez Veilguard, você dá um brilho novo para eles, os relança, e vê o que acontece dali em diante”.
Dragon Age sofre com resistência da EA contra remasterizações
O ex-produtor de Dragon Age também afirma que a resistência da Electronic Arts a remasterizações vai além da série. Ele acredita que a companhia é historicamente relutante em retrabalhar jogos do passado, bem como em fazer remakes de alguns de seus sucessos.

Embora a trilogia Mass Effect original tenha recebido uma versão atualizada que fez sucesso, o RPG de fantasia da BioWare traz um desafio adicional. Enquanto o jogo espacial foi criado na Unreal Engine, os Dragon Age foram produzidos nas engines Eclipse, Lycium e Frostbite, o que dificulta o trabalho de atualizá-los para os padrões atuais da indústria.
Darrah também afirmou que, durante os primeiros passos do desenvolvimento daquilo que viria a se transformar em Veilguard — conhecido internamente como Joplin —, a intenção era criar ferramentas que permitissem refazer os jogos antigos da série. O objetivo era estabelecer bem as bases técnicas que permitiram que outras equipes refizessem Origins e suas sequências.

No entanto, o próprio Joplin foi cancelado e o jogo que chegou às lojas foi bastante diferente daquele imaginado originalmente por seus criadores. Atualmente a franquia Dragon Age se encontra em um “limbo”, e relatos indicam que a BioWare pode ter virado um estúdio que só vai ter permissão de se dedicar a Mass Effect daqui em diante.
Fonte: YouTube/MrMattyPlays