>>> PlayStation procura por executivo para expandir estratégia multiplataforma

Embora mantenha os consoles PlayStation como centro de sua atuação no mercado de games, a Sony não é nenhuma estranha a lançar jogos em várias plataformas. Sabendo dos benefícios financeiros que isso pode trazer, a companhia iniciou a busca por um executivo que possa ajudá-la a intensificar essa estratégia.

Uma vaga de emprego divulgada pela corporação mostra que ela está procurando por um “Diretor Sênior Multiplataforma e Gerente de Marcas” para trabalhar em San Mateo, nos Estados Unidos. Segundo a descrição da oportunidade, o profissional contratado vai trabalhar na expansão de propriedades para o Steam, Epic Games Store, Xbox, Nintendo e plataformas mobile.

Sony procura por executivo para expandir estratégia multiplataforma
Foto: Divulgação/PlayStation

Esse papel é responsável por otimizar a lucratividade de títulos, garantir o alinhamento de funções cruzadas e liderar um time de alta performance focado na expansão multiplataforma, planejamento comercial de alcance médio e gerenciamento de plataformas parceiras”, afirma a descrição compartilhada pela Sony.

PlayStation procura por veterano para expandir suas atividades

Para concorrer à oportunidade, o profissional interessado vai ter que possuir 10 anos (ou mais) de experiência na publicação de games, mídias digitais ou papeis comerciais voltados a plataformas. Além disso, um bom conhecimento da indústria de jogos é considerado como um bônus para quem deseja trabalhar para a Sony.

Sony procura por executivo para expandir estratégia multiplataforma
Foto: Divulgação/PlayStation

Assim que a vaga se tornou conhecida nas redes sociais, ela previsivelmente gerou críticas entre diversos consumidores. No X, é comum encontrar relatos daqueles que acreditam que o PlayStation vai seguir o mesmo caminho do Xbox e vai abandonar exclusivos e deixar seus consumidores de lado.

No entanto, a descrição da vaga não dá qualquer sinal nesse sentido. Ao que tudo indica, a Sony deve continuar sua estratégia atual de priorizar seus consoles e, somente em alguns casos bastante específicos, lançar jogos para outras plataformas. E isso geralmente deve acontecer com atraso em relação a seu hardware principal.

Estratégia multiplataforma funciona, afirma Circana

A própria PlayStation já afirmou diversas vezes que pretende continuar sendo conservadora em sua estratégia multiplataforma. Dado que lançar jogos com atraso para o PC tem sido como “imprimir dinheiro”, nas palavras de Shuhei Yoshida, não faria sentido que ela decidisse mudar a maneira como trata lançamentos para o Xbox ou para o Switch 2.

Sony procura por executivo para expandir estratégia multiplataforma
Foto: Divulgação/PlayStation

No entanto, analistas da Circana afirmam que, mesmo se isso acontecer, a companhia japonesa não precisa se preocupar muito. Segundo Matt Piscatella, já se passou o tempo em que uma pessoa trocava um console pelo outro por conta de seus exclusivos. Ao The Game Business, ele afirmou que são ecossistemas que definem o lugar onde uma pessoa prefere jogar.

As pessoas que compram um sistema de hardware atualmente, eles fazem isso por causa do ecossistema, por causa de suas listas de amigos. Você não vai conseguir fazer as pessoas transicionarem entre consoles por causa de exclusivos”, explicou. Segundo ele, todas as empresas que entenderam isso estão ganhando — e a única que deve continuar sendo totalmente avessa à ideia de lançamentos multiplataforma é a Nintendo.

Fonte: Eurogamer, Sony, The Game Business

Compartilhe nas redes:

Clique no banner ou use nosso código centraltechgaming nas suas compras no InstantGaming

Siga nas Redes Sociais
JOGAMOS!

Quer ser parceiro ou ter seu jogo divulgado? Envie e-mail para: contato@centraltechgaming.com.br