Lançado em 2020 pelo extinto estúdio Slightly Mad, Project Cars 3 está bastante próximo de se despedir das lojas digitais. A partir do dia 24 de agosto deste ano não vai ser mais possível adquirir o jogo de corrida no Steam, PlayStation Store ou Xbox Store, e não há previsão de que ele vá retornar a elas.
Assim, a partir dessa data, a única maneira de novos consumidores conferirem o episódio derradeiro da série vai ser procurando por uma cópia física. No entanto, aqueles que já adicionaram o game às suas bibliotecas vão poder continuar tendo acesso a ele e seus DLCs por tempo indeterminado.
A remoção de Project Cars 3 parece estar relacionada ao fim de suas licenças de carros e músicas, que não devem ser renovadas pela Electronic Arts. Pouco após adquirir a Codemasters, em 2021, a publicadora revelou que não pretendia continuar com a franquia, que nasceu com o objetivo de oferecer uma experiência de direção realista.
Legado de Project Cars permanece vivo
Quando chegou às lojas em 2020, Project Cars 3 trouxe 200 carros e 130 pistas espalhadas por diferentes partes do mundo. Apesar de ter estreado alguns recursos pedidos pelos fãs, como um ciclo de dia e noite, o título desagradou seus seguidores mais dedicados ao puxar o freio em aspectos de simulação.
Assim, ele acabou se transformando em uma experiência mais voltada para o arcade, que afastou muita de sua base antiga. Ao mesmo tempo, ele trouxe um Modo Carreira considerado incompleto e muitos problemas técnicos que o impediram de conquistar um público mais amplo e casual.

A decisão desta semana faz com que Project Cars 3 siga o mesmo destino de seus antecessores, que foram removidos das lojas digitais no final de 2022. Na época, a explicação fornecida pela Electronic Arts foi a de que questões como licenciamento de carros, pistas e outros elementos haviam chegado ao fim.
Apesar de a franquia e a Slightly Mad Studios estarem tecnicamente mortos, o legado deixado pelo estúdio permanece vivo. Boa parte de seus antigos membros se juntaram à GIANTS Software, que atualmente trabalha em Project Motor Racing, jogo que pretende retomar a proposta de criar um simulador de corrida bastante realista.
Fonte: GameRant