Lançado em agosto de 2024, Star Wars Outlaws é um jogo que chegou a receber algumas avaliações positivas, mas ficou marcado como um dos fracassos comerciais recentes da Ubisoft. Embora a empresa tenha reconhecido que o título foi lançado de forma incompleta, ela também atribui sua recepção abaixo do esperado ao momento geral da franquia.
Em uma reunião recente com acionistas, o CEO da companhia, Yves Guillemot, foi questionado se acredita que o game falhou devido a um marketing fraco. Em resposta, ele afirmou que o principal fator para isso foi o fato de que ele chegou às lojas em um momento no qual a série está em baixa.
“O game sofreu por uma variedade de fatores. Primeiramente, ele sofreu pelo fato de ter sido lançado em um momento no qual a marca ao qual ele pertence está em águas um pouco turbulentas”, explicou Guillemot. A resposta parece fazer referência a projetos como Star Wars: The Acolyte, que tiveram uma baixa audiência e uma recepção bastante agressiva por parte do público.
Star Wars Outlaws não era perfeito, admite Ubisoft
Além da série que não rendeu bons frutos, o universo de Star Wars sob o comando da Disney está passando por diversos altos e baixos. Especialmente após o final da trilogia de filmes mais recente, a empresa tem tido dificuldade em estabelecer novos personagens ou sagas capazes de gerar consenso entre os fãs.

As maiores exceções nesse sentido são O Mandaloriano, que vai virar filme em breve, e Andor, que chegou ao final após duas temporadas. No mundo dos games as coisas também não estão as melhores: além de Outlaws ter vendido menos do que o esperado, a série Jedi ficou marcada por um segundo capítulo repleto de problemas técnicos.
Apesar de botar parte da culpa pelo fracasso de seu game em fatores externos, a Ubisoft também assumiu parte da responsabilidade. Segundo Guillemot, Star Wars Outlaws também falhou por ter chegado às lojas com “alguns elementos que precisavam ser polidos”, o que só aconteceu nas semanas que se seguiram à sua estreia.

“Nós melhoramos pesadamente o game ao resolver problemas e fazer o debug. Quando ele for lançado para consoles como o Switch 2, ele vai ter uma nova versão do game. As melhorias no jogo não estão finalizadas”, prometeu o executivo. O resultado obtido pelo jogo teve diversos efeitos dentro da empresa, que inclusive preferiu adiar Assassin’s Creed Shadows para evitar que ele sofresse com questões semelhantes.
Fonte: PC Gamer