>>> Cyberpunk 2077 recebe VRR nos consoles e alcança até 120 FPS no PS5 Pro, segundo testes da Digital Foundry

A atualização 2.3 de Cyberpunk 2077, lançada na semana passada, adicionou uma série de melhorias técnicas para o jogo. Entre os destaques está o suporte ao VRR (Variable Refresh Rate) em consoles, incluindo o PlayStation 5 Pro, o que chamou a atenção da equipe da Digital Foundry, que classificou a novidade como “o mais próximo que teremos de um patch oficial para o PS5 Pro”.

Mesmo com declarações anteriores do estúdio polonês negando planos para uma atualização dedicada ao novo console da Sony, a inclusão do VRR já revela ganhos significativos de desempenho especialmente no modo Fidelidade.

Segundo os testes conduzidos por Richard Leadbetter e John Linneman no episódio #223 do DF Direct Weekly, o PS5 Pro agora consegue atingir médias entre 80 e 90 quadros por segundo, com picos de até 120 FPS em cenas menos exigentes.

VRR desbloqueia framerate no PS5 Pro, mas ganhos variam conforme o cenário

No modo desempenho, que antes era limitado a 60 FPS, a liberação do framerate graças ao VRR permite ao jogo utilizar melhor o hardware do PS5 Pro, resultando em taxas mais altas de quadros por segundo.

Em testes padronizados realizados pela DF, o console mais poderoso da Sony superou a versão base do PS5 em até 28,9% de desempenho médio.

Imagem: Digital Foundry/Reprodução

Por exemplo, a média do PS5 Pro foi de 81,03 FPS, contra 62,84 FPS no PS5 comum. Em outra cena, mais exigente em termos de carregamento de dados (streaming), a vantagem caiu para 21%, evidenciando que há limitações impostas pela CPU, mesmo no hardware mais potente.

Além disso, a Digital Foundry apontou que ambientes internos se beneficiam mais da taxa de quadros desbloqueada.

Imagem: Digital Foundry/Reprodução

Áreas abertas e densas, como o centro da cidade ou o mercado clandestino do DLC Phantom Liberty, ainda enfrentam gargalos que impedem grandes ganhos acima de 60fps, mas com VRR, e um frametime relativamente estável, essas variações são muito menos perceptíveis.

No modo de qualidade com ray tracing ativado, o VRR permite que a taxa de quadros suba de 30 para até 40 FPS, o que é muito bom. Mas o fps se mantém assim só no PS5 Pro. No PS5 base, a média gira em torno dos 35 FPS.

VRR no Xbox Series X ainda apresenta inconsistências

A atualização também ativa o VRR no Xbox Series X, mas os testes iniciais da Digital Foundry indicam que o recurso não está funcionando corretamente. Mesmo com a saída do console reportando um sinal de VRR, a taxa de atualização permanece fixa em 118Hz, comportamento típico de quando o recurso está inativo.

Imagem: Digital Foundry/Reprodução

O desempenho, nesse caso, permanece idêntico ao padrão, com 30 FPS no modo RT e 60 FPS no modo de desempenho.

PS5 base não se beneficia tanto do VRR

Para quem joga no PS5 padrão, o suporte a VRR traz mudanças modestas. No modo de desempenho, os quadros permanecem próximos de 60 FPS, como já era antes da atualização.

O modo RT também não mostra melhora substancial e fica na faixa de 30 a 35 FPS, dependendo da cena. Mesmo com VRR ativado, a apresentação visual do jogo pode parecer instável, o que acaba deixando o bloqueio de framerate a 30 FPS uma escolha ainda preferível nesse console.

Enfim, vale conferir o vídeo da Digital Foundry com os comentparios e os testes completos. Mas, em geral, o VRR é sempre bem-vindo em jogos para os consoles.

Fonte: Digital Foundry.

Compartilhe nas redes:

Clique no banner ou use nosso código centraltechgaming nas suas compras no InstantGaming

Siga nas Redes Sociais
JOGAMOS!

Quer ser parceiro ou ter seu jogo divulgado? Envie e-mail para: contato@centraltechgaming.com.br