Responsável por games como ICO e Shadow of the Colossus, o diretor Fumito Ueda afirma que a indústria se tornou bastante diferente daquela que permitiu que esses jogos fossem criados. Para ele, chegou ao fim a era em que estúdios competem para decidir quem consegue criar novas mecânicas de gameplay.
A declaração foi feita em uma entrevista à DenfaminicoGamer, da qual também participou Keita Takahashi, criador de Katamari Damacy. Ueda afirmou acreditar que chegamos a um ponto da indústria em que novos lançamentos não precisam necessariamente testar ideais próprias no campo das mecânicas e controles.

No entanto, o diretor de Shadow of the Colossus afirma que isso não significa uma estagnação criativa. “Mesmo se as mecânicas não forem novas, você pode se focar no sentimento e na arte. Seja algo que você gosta ou não, é melhor afiar as mecânicas que já são existentes”, explicou.
Novo projeto do criador de Shadow of the Colossus permanece um mistério
Além de ICO e Shadow of the Colossus, Ueda liderou o desenvolvimento de The Last Guardian como parte de uma trilogia com temas interconectados. Prometido originalmente para o PlayStation 3, o jogo só saiu para o PlayStation 4 — e mesmo na plataforma trouxe alguns problemas de desempenho.
A declaração feita à DefaminicoGamer dá algumas pistas da maneira como ele pode trabalhar em seu próximo jogo. Depois de deixar a extinta Japan Studios, ele anunciou em 2024 que está trabalhando no Project Robot, que promete trazer robôs gigantes que lembram os colossos de seu trabalho mais famoso.
O título está sendo desenvolvido pela genDESIGN e vai contar com a participação de vários desenvolvedores que já trabalharam com Ueda no passado. Com distribuição e financiamento da Epic Games, o título deve se diferenciar dos trabalhos anteriores do diretor por não ser exclusivo do PlayStation e também estar confirmado para Xbox e PC.
Fonte: VGC