>>> Emulação leva jogos da Steam do Linux para plataformas RISC-V

A plataforma open source de processadores RISC-V acaba de receber uma importante ferramenta para suportar mais jogos. A nova versão do emulador Felix86 agora suporta o cliente da Steam para Linux, permitindo que games grandes como The Witcher 3 e Crysis rodem na arquitetura.

No momento os desenvolvedores por trás do emulador não prometem muita performance. “Apenas começamos, então não tivemos tempo o suficiente para fazer perfis ou otimizar ainda”, diz o post no blog oficial, em tradução livre. “Então não esperem ótima performance ainda!”

Crysis 3 rodando em RISC-V pela Steam
Fonte: Felix86

O site GamingOnLinux entrou em contato com os desenvolvedores e fez alguns testes com a nova versão do Felix86 para o RISC-V. Em um e-mail com a publicação os responsáveis pelo emulador acrescentaram que o cliente da Linux Steam agora funciona no app. “Isso significa que jogos com DRM da Steam podem ser jogados em RISC-V com o Felix86”.

Steam para Linux no Felix86
Fonte: Felix86

Otimismo em alta para o crescimento de RISC-V

A arquitetura de código aberto RISC-V não aparece nas notícias com a mesma frequência que processadores x86 ou até mesmo Arm, mas os entusiastas por trás da tecnologia estão otimistas com o seu crescimento.

No final do ano passado a organização por trás da plataforma publicou um post bem extenso enaltecendo o crescimento que o RISC-V obteve em 2024 e ajustando sua previsão para os próximos anos. Em 2023 eles estimavam a presença da ISA em 16 bilhões de dispositivos até 2030. A previsão atualizada é de 20 bilhões de sistemas até 2031.

Vale lembrar também que no início do ano passado o Brasil se tornou um dos membros principais do RISC-V International, para ajudar a promover a adoção do padrão aqui na América Latina.

Projetos buscam ampliar suporte da plataforma

Ao mesmo em tempo em que os responsáveis pelo RISC-V promovem o crescimento da tecnologia, ela tem aparecido em projetos interessantes nos últimos tempo. Em novembro do ano passado tivemos a promessa do Ubitium, um processador que se presta a ser um componente “universal”, agindo como CPU ou GPU conforme a necessidade.

Mais recentemente, em abril deste ano, a China organizou um concurso para tornar a arquitetura Zen compatível com RISC-V, que chamou a atenção pelo inusitado. Na época foram levantadas dúvidas da possibilidade de se fazer isso, e a falta de notícias indica que não foi adiante.

Via: Tom’s Hardware

Compartilhe nas redes:

Clique no banner ou use nosso código centraltechgaming nas suas compras no InstantGaming

Siga nas Redes Sociais
JOGAMOS!

Quer ser parceiro ou ter seu jogo divulgado? Envie e-mail para: contato@centraltechgaming.com.br