Dune: Awakening é um MMO de sobrevivência ambientado em Arrakis, desenvolvido pela Funcom com base na Unreal Engine 5 que fez bastante sucesso no lançamento. Mas, como é comum em jogos nessa engine, ele apresenta alguns desafios técnicos que exigem configurações específicas para alcançar desempenho consistente e aceitável.
Para ajudar jogadores de PC a extrair o melhor de suas máquinas, o canal BenchmarKing publicou um guia com todas as configurações testadas. O foco está em manter uma taxa de quadros estável sem comprometer demais a qualidade visual.
Dentre os principais problemas relatados estão o stuttering durante o movimento do personagem e os impactos negativos ao ativar o NVIDIA Reflex, que em alguns casos reduz significativamente o uso da GPU.
- Veja também: Atualização 1.1.15.0 de Dune Awakening altera profundamente sistema político do jogo
Além disso, como outros jogos em UE5, o uso de upscaling é praticamente obrigatório para jogar em 1440p ou mais.

Com os testes realizados, a diferença entre os presets Ultra e as configurações otimizadas pode chegar a 40% de ganho em desempenho, especialmente em áreas mais amplas.
Configurações otimizadas para Dune: Awakening
Com base nos testes do BenchmarKing, as configurações recomendadas são:
- Sombras: Alto ou Ultra
- Virtual Shadow Maps: Desligado
- Qualidade de Iluminação Global: Alto ou Ultra
- Lumen: Desligado
- Qualidade de Reflexos: Ultra
- Distância de Visualização: Alto
- Pós-processamento: Ultra
- Qualidade de Efeitos: Médio
- Qualidade de Textura: Alto
- Qualidade de Vegetação: Alto ou Ultra
Aqui vale observar que, se você quiser usar Lumen, é bom manter a Qualidade da Iluminação Global em Alto, Ultra não justifica o custo de desempenho pelos visuais que entrega.
Até mesmo o preset alto, com Lumen, pode introduzir alguns artefatos em alguns efeitos de luz, mas talvez compense graças a uma iluminação indireta mais realista em geral.

Também vale destacar que o jogo oferece suporte a diversas tecnologias de reconstrução de imagem, e o uso dessas ferramentas é essencial para jogos na Unreal Engine 5.
- DLSS (NVIDIA): Apresenta os melhores resultados em qualidade e estabilidade.
- XeSS (Intel): Boa alternativa caso DLSS não esteja disponível.
- TSR e FSR 3: Funcionais, mas com problemas em partículas e bordas de objetos.
Em geral, caso não tenha o DLSS disponível, que entrega os melhores resultados, busque o XeSS ou o TSR. O FSR 3 realmente fica atrás em qualidade e não vale a pena tendo as outras opções disponíveis.
Além disso, outra dica, mesmo que o NVIDIA Reflex tenha o objetivo de reduzir latência, nos testes, sua ativação causou queda no uso da GPU e piora no desempenho geral. A recomendação então é desativar o Reflex se o jogo estiver abaixo da taxa de quadros ideal.
Comparação com o preset Ultra
Em áreas exigentes como a região inicial do mapa, o uso das configurações otimizadas em 1440p com DLSS no modo Balenceado e texturas no Alto resultou em um aumento de desempenho de cerca de 30% a 41% em relação ao preset Ultra.

Essa diferença pode ser decisiva para manter o jogo acima dos 60 FPS, especialmente em situações com efeitos intensos ou movimentação rápida pela areia de Arrakis. Os testes dele foram feitos na RTX 3060 Ti com um Ryzen 7 5700x3D.
- Veja também: Dune: Awakening quebra recordes e se torna o maior sucesso da história da Funcom
Uma última indicação é para evitar o modo laptop. Apesar de existir um modo chamado Low End Laptop, que desativa diversos efeitos para melhorar o desempenho, o uso dessa opção deve ser restrito a sistemas muito antigos ou limitados.
Enfim, se você está jogando com uma GPU de 8GB, prefira manter as texturas no Alto e evite ativar o Lumen, que adiciona ruídos visuais e pesa mais do que entrega em iluminação. Já o Pós-Processamento pode ser mantido no Ultra, pois seu impacto no desempenho é pequeno.
Vale conferir o vídeo completo para verificar os comparativos de todas as configurações. Você estava com problemas de desempenho em Dune Awekening? Vai experimentar essas configurações otimizadas? Comente abaixo ou nas redes sociais do Adrenaline!
Fonte: BenchmarKing (YouTube)