>>> Segredo do Steam é conseguir vender games que não são jogados, afirma analista

Caso você tenha uma conta do Steam ativa há alguns anos, é muito provável que já tenha criado um longo backlog — com alguns jogos que comprou, mas sequer instalou em sua máquina. Segundo o analista de mercado Chris Zukowskli, esse elemento é um dos segredos do sucesso do Steam e explica como tantos estúdios conseguem lucrar com a loja.

Zukowski argumenta que a plataforma da Valve foi muito eficiente em atrair para si verdadeiros fãs de games, que tratam o meio como um hobby. E é justamente esse tipo de entusiasta que está disposto a comprar conteúdos, sem necessariamente ter a pressa de acessá-los imediatamente.

Segredo do Steam é conseguir vender games que ninguém vai jogar, afirma analista
Foto: Divulgação/Valve

Assim, o Steam consegue fugir da regra de outros serviços como a Netflix, a HBO Max ou até mesmo Fortnite. Enquanto todos eles competem pelo tempo dos consumidores — o que se traduz em dinheiro —, a loja de games para PC é capaz de operar em outra lógica, na qual investimentos não se traduzem necessariamente em atenção imediata.

Poder do Steam é permitir a acumulação

O analista vai além, afirmando que o grande poder do Steam é permitir que os jogadores se transformem em “acumuladores” digitais. Ao oferecer preços acessíveis e pacotes de jogos relativamente baratos, a plataforma criou uma cultura na qual não há vergonha em comprar muitos games — mesmo que eles nunca sejam executados.

A Valve solucionou o problema com a qual a Netflix estava tendo problemas: como você vai vender às pessoas que tem tanto entretenimento na ponta de seus dedos que não há horas no dia para jogar e assistir tudo”, explicou Zukowski. Segundo ele, é justamente esse o motivo pelo qual a loja consegue trabalhar com taxas tão altas.

Segredo do Steam é conseguir vender games que ninguém vai jogar, afirma analista
Foto: Divulgação/Valve

“A razão pela qual desenvolvedores estão dispostos a dar à Valve 30% de suas receitas é porque o mercado do Steam está cheio de super gamers que jogam dinheiro em games que não têm intenção de jogar”, continuou.  Ele também afirma que isso acontece mesmo com jogos famosos, que acabam sendo comprados só pela empolgação.

Ao mesmo tempo, o analista admite que continua sendo um desafio se destacar na loja, especialmente dado o fato de ela receber dezenas de lançamentos diários. Assim, criadores devem se focar em fazer trailers e conteúdos atraentes e não ter medo de divulgar spoilers — contanto que eles sejam somente suficientes para despertar a curiosidade de novos jogadores.

Fonte: PC Gamer, How to Market a Game

Compartilhe nas redes:

Quer ser parceiro ou ter seu jogo divulgado? Envie e-mail para: contato@centraltechgaming.com.br