Diante do fim da disponibilidade de games como The Crew, Multiversus e outras experiências online, a petição Stop Killing Games fez sucesso entre jogadores britânicos. Com mais de 1 milhão de assinaturas, ela despertou uma resposta nada animadora de um grupo que representa as empresas de game que atuam no Reino Unido.
Diante da popularidade da iniciativa, a Video Games Europe afirmou que seria “caro demais” garantir a sobrevivência de games após o fechamento de seus servidores. “Entendemos que pode ser desapontador para jogadores, mas, quando isso acontece, a indústria garante que eles têm avisos justos das mudanças, em correspondência às leis de proteção”, afirma a entidade representativa.
O grupo também afirma que permitir que jogadores mantenham servidores privados de seus games favoritos não é uma alternativa viável. Isso porque, ao permitir que qualquer pessoa mantenha um título funcionando, a situação pode violar “soluções usadas para proteger dados de jogadores, remover conteúdos ilegais e combater conteúdos inseguros para a comunidade”.
Stop Killing Games quer chamar a atenção de políticos
Apesar das alegações da Video Games Europe, diversos jogos já provaram que é possível criar versões offline funcionais após seus fins. Bastante criticada pela maneira como encerrou o The Crew original, a própria Ubisoft já está tomando medidas para garantir que o mesmo não vai acontecer com suas sequências.

Já o jogo Knockout City, produzido pela Velan Studios, continua acessível mesmo após seus servidores oficiais terem sido fechados. Isso porque a empresa tomou medidas para garantir que ele não cairia no esquecimento quando se mostrou inviável manter a estrutura online da qual ela dependia.
A iniciativa da Stop Killing Games tem como objetivo chamar a atenção dos políticos que fazem parte da União Europeia. A intenção é garantir uma expansão dos direitos de consumidores sobre os conteúdos que adquirem, fazendo com que jogos comprados não sejam inutilizados por decisões unilaterais de suas desenvolvedoras.
Vários jogos online estão sendo perdidos

Enquanto o caso de The Crew se tornou famoso devido à sua grande repercussão, diversos outros jogos estão morrendo em ritmo praticamente diário. O próximo título de renome que está chegando ao final de sua vida é Anthem — jogo de ação lançado em 2019 que vai encerrar sua estrutura online no começo de 2026.
A situação ainda deve gerar muita polêmica, especialmente diante da maneira como empresas tratam jogos digitais — que não são vistos como compras, mas sim aquisições de licenças. Enquanto isso prejudica consumidores, muitas empresas estão confortáveis com a situação e acreditam que o público tem que se acostumar a não ter mais propriedade irrestrita sobre seus produtos.
Fonte: VGC