Quatro anos após definir que pretendia transformar o PC em sua principal fonte de rendas e crescimento, a Capcom foi bem-sucedida nesse objetivo. Segundo o relatório fiscal mais recente da companhia, suas vendas na plataforma aumentaram em 61,1% no período que vai de abril de 2024 a março deste ano.
Com isso, elas resultaram em uma receita de US$ 366 milhões, valor equivalente a 31% de tudo o que a companhia acumulou no período, entre todas as suas divisões e negócios. Enquanto as vendas da companhia também subiram nos consoles de mesa (10%, em média), foi nos computadores que ela teve a maior projeção — sozinho, o Steam é responsável por 42,1% das receitas de sua divisão de entretenimento.

Segundo a própria Capcom, o PlayStation ainda mantém uma participação importante em seus resultados, mas ela vem diminuindo com o tempo. No último ano fiscal, os consoles da Sony corresponderam a menos de 10% de seus resultados e, por isso, foram omitidas de seu relatório fiscal — em 2024, a porcentagem ficou na casa dos 10,5%.
Capcom ainda precisa se acertar um pouco com o PC
Apesar da popularidade que a desenvolvedora japonesa vem encontrando no Steam, ela ainda precisa se acertar um pouco com suas versões para PC. Um dos principais responsáveis pelo crescimento registrado este ano, Monster Hunter Wilds chegou à plataforma com vários problemas de desempenho.

Embora a empresa já tenha começado a corrigi-los, a questão dá indícios de que a empresa ainda precisa fortalecer seu entendimento da plataforma. Em um passado recente, ela enfrentou questões semelhantes com Dragon’s Dogma 2, que ainda tem algumas questões de consumo excessivo de CPU.
Para continuar mantendo seu sucesso em alta, a Capcom aposta em novos conteúdos para Street Fighter 6 e em alguns projetos inéditos. Além do aguardado Pragmata e do revival da série Onimusha, a empresa também trabalha no desenvolvimento de Resident Evil Requiem, novo capítulo da série que tem estreia marcada para o começo de 2026.
Fonte: Automaton, Gamebiz