A Riot Games confirmou na última quinta-feira (26) que vai seguir o caminho de esportes como o futebol em seus próximos torneios de Valorant e League of Legends. A partir de agora, times do Patamar 1 nas Américas e na região EMEA (Europa, Oriente Médio e África) vão poder passar a contar com o patrocínio de bets.
Em seu anúncio, a desenvolvedora afirmou que decidiu ceder ao mundo das casas das apostas porque “elas já existem ao redor de nossos esportes e vão continuar a existir, interajamos com elas ou não”. A empresa também afirmou que esse era um pedido antigo de equipes, e que só concordou com ele após uma análise cuidadosa.

A Riot Games também afirmou que, no momento atual, 70% das apostas acontecem através de meios alternativos e plataformas não reguladas. Assim, ela decidiu que o melhor era lidar com os patrocínios de bets de forma “cuidadosa e com as proteções adequadas”, em vez de ficar de lado enquanto “riscos aos fãs e à sua integridade não eram averiguados”.
Riot Games libera patrocínio de bets em momento complicado para ela
Segundo o chefe de publicação da empresa, John Needham, a decisão vai permitir que times busquem patrocínios de bets, ao mesmo tempo que abre espaço para a discussão de novas regulamentações. Ele também promete “programas educativos” sobre as apostas esportivas, deixando claro que elas “não são para todos”.
O anúncio da Riot Games surge em um momento que parece pouco adequado para seus jogos. Há pouco mais de um mês, Sean Gares, do Shopify Rebels, divulgou um vídeo que expõe que as disputas de segunda categoria de Valorant são marcadas pela influência de casa de apostas e por diversos resultados combinados.
Para evitar isso, Needham afirma que a Riot Games vai ter o direito de vetar as empresas que se propuserem a oferecer patrocínios. A desenvolvedora também vai obrigar as equipes a “manter sua integridade” e se comprometeu a não passar qualquer propaganda de casas de apostas em suas transmissões oficiais — mas não explicou sua atitude em relação a cotransmissões.

A decisão é um reflexo da dura realidade dos eSports que, apesar de serem populares, continuam sendo sinônimos de perdas financeiras. A própria criadora de League of Legends e Valorant sofre com isso, e muitos times têm alta rotatividade ou deixam de existir pela incapacidade de se sustentar. A esperança da companhia é que, com a entrada do dinheiro das bets, essa situação poderá mudar de forma rápida.
Fonte: Eurogamer, Riot Games